O uso da Biotina e sua interferência nos exames de laboratório

Se você está tomando um multivitamínico, há uma boa chance de conter biotina, uma vitamina B solúvel em água também conhecida como B7. E, enquanto a biotina é conhecida por manter cabelos, pele e unhas saudáveis, isso pode interferir com certos resultados de exames de laboratório comuns, se você está tomando em excesso. A Food and Drug Administration (FDA) recentemente emitiu um alerta de segurança sobre este tema.

O médico americano Matthew J. Goldman,especialista em saúde da família, explica o que o alerta significa e o que você precisa saber sobre o uso de biotina.

Quais os testes que os suplementos de biotina podem afetar?
A grande maioria laboratórios clínicos utilizam métodos de triagem baseados em imunoensaio. Este método de teste mede a presença e a concentração de uma molécula pequena em uma solução. Se você tem muita biotina livre de flutuação em seu sistema, ele pode mascarar estes exames.
Em outras palavras, a biotina no seu sistema pode substituir o que os testes estão medindo na solução e criar leituras falsas, diz o Dr. Goldman. Níveis elevados de biotina podem afetar testes usados ​​para diagnosticar condições como:
Doença da tireóide
Doença cardíaca
Gravidez
Anemia
Câncer
Outras doenças relacionadas com hormônios.
Os resultados podem parecer falsamente baixos ou falsamente elevados, dependendo da metodologia empregada, diz o Dr. Goldman. E os resultados de laboratório influenciados por suplementos de biotina nem sempre são óbvios para seu médico ou o laboratório que realiza o teste.

Quanta biotina é demais?
Se você é como a maioria das pessoas, você pode obter toda a biotina que você precisa comendo uma dieta bem equilibrada, diz o Dr. Goldman. As recomendações diárias de biotina variam de 5 a 35 microgramas, dependendo da sua idade e sexo, e na eventualidade de gravidez ou em lactação.
Embora a maioria dos multivitamínicos contenha cerca de 30 microgramas de biotina, alguns suplementos - especialmente aqueles que promovem a saúde do cabelo, da pele e das unhas - podem conter doses muito maiores, diz ele. "Obter biotina naturalmente é muito menos propensos a causar resultados de testes anormais porque você não obterá como altas concentrações de biotina como fornecem tais suplementos".
Você pode aumentar seus níveis de biotina naturalmente comendo esses alimentos ricos em biotina:
Fígado
Ovos
Soja
Fermento
Peixe
Laticínios
Amêndoas
Cogumelos
Batatas doces
Espinafre

Como você pode manter-se seguro?
Verifique seus suplementos para descobrir quanto biotina eles contêm e considere o quanto você está recebendo de sua dieta, aconselha o Dr. Goldman. Se você está recebendo mais do que o diário recomendado, fale com seu médico ou com um nutricionista sobre se você deve continuar tomando um suplemento de biotina. E, certifique-se de que seus médicos e o laboratório aonde você realiza seus exames sabem o que e quanto você está tomando. "Se você está preocupado com a forma como os suplementos que você está tomando podem afetar os resultados de laboratório futuros ou anteriores, fale com o seu médico e o laboratório que realiza os exames. Deixe-os saber sobre quaisquer medicamentos e suplementos que você toma ", diz ele.

Seu médico também pode aconselhá-lo sobre se você deve parar de tomar seu suplemento antes de um próximo exame de laboratório. A maioria das vitaminas solúveis em água são eliminadas de seu organismo em 24 a 48 horas, mas pode levar mais tempo dependendo da dose que você está tomando.
"Certifique-se de manter o laboratório informado das medicações que você faz uso, para ajudar a garantir que você esteja recebendo resultados de laboratório precisos e o melhor atendimento", diz o Dr. Goldman. - Fonte: Cleveland Clinic © - 9500 Euclid Avenue, Cleveland, Ohio - USA

Fique por dentro das nossas novidades

Cadastre-se agora!